quinta-feira, 14 de abril de 2011

TICs no Brasil sobe em ranking e o preparo da população fica abaixo do esperado


O Brasil subiu 5 lugares e está na 56ª colocação no ranking do Relatório Global de Tecnologia da Informação 2010-11, divulgado nesta terça-feira, 12/4, pelo Fórum Econômico Mundial. Entre os países da América Latina e do Caribe, o Brasil ficou atrás de Barbados (38º), Chile (39º), Porto Rico (43º), Uruguai (45º) e Costa Rica (46º). Por outro lado, o país está à frente do México (78º) e Peru (89º) e Argentina (96º).O setor privado é, na avaliação do Fórum, quem puxa o Brasil no quesito TICs, ainda que a entidade avalie que o governo também esteja promovendo as tecnologias de informação e comunicações como parte da agenda de desenvolvimento e crescimento.

Apesar do avanço brasileiro, o desenvolvimento e a inovação ainda sofrem com a baixa qualidade do ambiente do mercado e do marco regulatório. O preparo da população brasileira para adotar as TICs também está abaixo do esperado, reporta o levantamento.

Suécia (1ª) e Cingapura (2ª) continuam liderando o ranking. A Finlândia pulou para o terceiro lugar, enquanto a Suíça e Estados Unidos permaneceram na mesma posição, em 4º e 5º lugares.

O Índice de Tecnologia da Informação (ITI) avalia o nível de preparo dos países para adotar as TICs em três áreas: no ambiente regulatório, empresarial e de infraestrutura de TICs; o preparo dos três principais grupos – indivíduos, empresas e governos – para usar e aproveitar as tecnologias; e a implementação real das tecnologias disponíveis.

O índice é baseado em dados no domínio público, de instituições e profissionais do setor de viagens e turismo e nos resultados da Pesquisa de Opinião de Executivos, realizada anualmente – a pesquisa entrevistou mais de 15 mil executivos. Mais
detalhe acesse: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home

Fonte: Convergência Digital

Nenhum comentário: