segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alunos da escola Vovô Dandãe comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil



No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Para celebrar a data, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Vovô Dandãe realizarão durante toda a manhã uma exposição de fotos do projeto “Leitura na escola: Entre nessa você também!”. 
Os trabalhos serão expostos até quarta-feira (20), no pátio da escola, durante toda a manhã. A exposição será aberta para a visitação dos pais. Cerca de 30 crianças participam do projeto de leitura.

Durante a exposição serão apresentados todos os trabalhos produzidos pelos alunos no primeiro bimestre, utilizando os gêneros textuais como poesias, cartas, fábulas e contos. Também será montado um mural com fotos mostrando os momentos da produção textual dos alunos.

Segundo Arthur Magalhães, professor e criador do projeto de leitura, essa exposição tem como objetivo valorizar o trabalho produzido pelos alunos. “Estamos aguardando a visita dos pais para que eles possam prestigiar o trabalho desenvolvido pelas crianças,” concluiu.

PROJETO
 
O objetivo do projeto “Leitura na escola: Entre nessa você também!” é proporcionar a formação de leitores e escritores, por meio do incentivo e da prática de leitura e produção textual para a aquisição de habilidades essenciais para a vida escolar e social.

O professor Arthur Magalhães explica que é fundamental que os alunos compreendam a importância das atividades de leitura e produção de textos nas práticas escolares. Essas atividades possibilitam ao aluno uma interação não só com a leitura, mas com outras pessoas.

“Precisamos estimular as crianças para que elas tenham o hábito de ler, e que isso se torne prazeroso. Dentro do projeto estimulamos os alunos para que façam leitura em voz alta, pois desta maneira eles reduzem a inibição ao falar diante de um público,” ressalta o professor.

Segundo o professor, o projeto é trabalhado diariamente desde o início do ano e a intenção é escrever um livro junto com os alunos. O professor já fez a leitura de mais de 30 livros dentro da sala de aula. Além disso, uma vez por semana o aluno leva um livro para casa. Cada aluno já leu cinco livros.

O projeto está recebendo doações de livros infantis da Papelaria e Livraria FTD. Já foram doados 10 livros infantis para serem sorteados entre os alunos. De acordo com o professor, a Livraria entende a importância deste tipo de atividade para a formação do hábito da leitura.

Fonte: Folha de Boa Vista

Nenhum comentário: