domingo, 27 de junho de 2010

Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação


Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, em entrevista a revista VEJA, edição online, fez uma análise da utilização das tecnologias na educação como desafios aos professores das escolas brasileiras. Para Godoi “Ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional. O desafio é mundial. Mas pode ser ainda mais severo no Brasil, devido a eventuais lacunas na formação e atualização de professores e a limitações de acesso à internet - problema que afeta docentes e estudantes.
Quanto  a extensão do uso das novas tecnologias nas escolas brasileiras os Censos educacionais realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que a maioria das escolas públicas já tem à sua disposição uma série de tecnologias. No entanto, a presença dessas ferramentas não significa necessariamente uso adequado delas.  
Perguntado sobre a formação dos professores para a utilização das tecnologias Godoi afirma que ainda é preciso avançar muito. Os dados disponíveis mostram que, infelizmente, ainda é muito incipiente a formação de professores com a perspectiva de criação de competências no uso das tecnologias na escola.
Já com relação aos impactos para os alunos, que  convivem com professores ambientados com as novas tecnologias o especialista da UNESCO diz que  a introdução das tecnologias nas escolas aliada a professores capacitados têm feito a diferença em alguma áreas, aumentando, por exemplo, o potencial comunicativo dos alunos. 
Godoi enfatiza que atualmente é difícil falar de resistência dos professores em relação as tecnologias Não acredito que haja uma resistência no sentido de o professor acreditar que a tecnologia é maléfica, mas, sim, no sentido de que ele não sabe como utilizar as novidades”.
Por fim, Godoi sugere três grandes pilares para superar a formação dos professores:
  • "O primeiro é a alfabetização tecnológica, ou seja, ensinamos a usar as máquinas;
  • O segundo é o aprofundamento do conhecimento;
  • O terceiro pilar é chamado de criação do conhecimento. Ele se refere a uma situação em que as tecnologias estão tão incorporadas por professores e alunos que eles passam a produzir conhecimento a partir delas”.

Nenhum comentário: