A Escola Municipal Profª Glemiria Gonzaga Andrade, localizada na avenida Sol, Cidade Satélite, todos os finais de semana abre as portas para a comunidade com o Programa Escola Aberta, promovido pelo Governo Federal, junto com o Ministério da Educação (MEC) e desenvolvido pelas prefeituras.
O Escola Aberta oferece à comunidade atividades diversas, como esporte, lazer, arte, informação, oficinas culturais e educacionais, além de proporcionar a formação inicial para o trabalho e promover de alguma forma a geração de renda e emprego às pessoas que moram no entorno da escola. A diretora Sirdennys Santana afirmou que o programa é realizado na escola desde 2007, quando surgiu a preocupação com os jovens no que diz respeito à falta de atividades, por isso buscou a ideia de trabalhar alternativas mais saudáveis durantes os finais de semana.
“Dados mostram que os índices de exposição às situações de risco e vulnerabilidade social aumentam significativamente entre os jovens. Com isso, sentimos a necessidade de proporcionar trabalhos que envolvem conhecimento, esporte e lazer a eles”, comentou.
Entre os objetivos do programa estão: estreitar os laços entre a escola e a comunidade, criar um espaço alternativo para o lazer, contribuir para o desenvolvimento da cultura, reduzir ocorrências de violência escolar e melhorar a qualidade na aprendizagem dos alunos.
Para a geração de renda, Sirdennys contou que são oferecidas oficinas com duração de três meses, que são de almofadas, desenhos em unhas, produções em E-V-A, jardinagem, arte em sandálias, pintura em tecido e artesanatos com materiais reciclados, no caso a garrafa pet.
“A presença da comunidade nessas oficinas é forte. Isso motiva cada vez mais o projeto a continuar, pois o intuito é manter uma relação saudável entre alunos, pais e população em geral, tendo como foco principal a geração de renda”, declarou.
No último dia 4, ocorreu a exposição do material produzido nas oficinas que aconteceram no 1º semestre do ano. Dentre as peças havia trabalhos feitos com E-V-A como capas de caderno e artigos de enfeite, além de capas de almofadas feitas de fuxico. “As oficinas acontecem todos os sábados de 8h às 12h e de 13h às 17h”, destacou a diretora.
SAIBA QUAIS OFICINAS PARA O 2º SEMESTRE
Dança (calipso, forró, axé e boi);
Recreação (jogos pedagógicos, brincadeiras diversas);
Futsal;
Artesanato com material reciclável;
Artesanato em sandália;
Informática Básica.
Fonte: Folha de Boa Vista
Nenhum comentário:
Postar um comentário