terça-feira, 23 de agosto de 2011

Núcleo de Documentação Histórica recebe doação para acervo

Para os historiadores, pesquisadores e curiosos em geral, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) inaugurou no mês de agosto um Núcleo de Documentação Histórica, que tem como objetivos básicos o resgate e a preservação da memória e a produção do conhecimento crítico, principalmente, sobre a realidade roraimense. O acervo conta com diversos documentos que estão sendo preservados desde 1994.

O Núcleo, localizado no campus da UFRR, está sob a coordenação da professora Márcia D'Câmpora e foi criado a partir de um laboratório já existente no Bloco I da Universidade, desde 1996, que abrigava publicações, jornais, documentos e registros. Inicialmente, a intenção era agregar registros apenas sobre Roraima, mas devido à grande quantidade de material histórico adquirido foi criado um núcleo, que agrega diversos documentos memoráveis.

São documentos como clippings de assessorias do Estado, textos variados, uma grande quantidade de jornais recolhidos desde 1994, dissertações, teses, monografias, livros históricos, materiais de arqueologia, mapoteca, imagens do Brasil Colonial, gravações de vídeo de expedições dos trabalhos de campo, documentação primária (que não foram editados para publicações como, por exemplo, cartas do antigo governo), materiais doados pelo IBGE, Prefeitura de Boa Vista e Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), e uma grande quantidade de documentos e materiais doados pelos professores da Universidade. Além disso, o Núcleo possui uma máquina leitora de microfilme (mídia analógica de armazenamento para livros, periódicos, documentos e desenhos).

Fonte: Folha de Boa Vista Online

Nenhum comentário: