Da Redação
As unidades de ensino da Prefeitura de Boa Vista entrarão em recesso nesta segunda-feira (16) e seguem até o dia 30 de julho. As 83 unidades de ensino da Capital e das áreas indígenas, além das Casas Mãe estarão durante duas semanas preparando as atividades para o próximo semestre letivo.
Serão 26.796 alunos em recesso nesse período. Apenas 32 escolas continuam com as portas abertas nos fins de semana para a programação do Programa Escola Aberta, que funcionará como uma colônia de férias para os alunos e à comunidade.
A Prefeitura de Boa Vista amplia a cada ano o número de vagas nas escolas municipais. De 2006 até este ano foram construídas mais 47 unidades, ampliando para 83 o número de unidades de ensino, incluindo escolas na capital e na área indígena, além de Casas Mãe. Em 2005 existiam apenas 36 unidades.
Com esses investimentos, o número de vagas ofertadas na rede municipal de ensino saltou de 12.305 alunos em 2005 para 19.449 matrículas em 2008. Em 2010, foram matriculados 21.846 alunos. No ano de 2011 foram atendidos 23.829 e este ano estão matriculadas 26.796 pessoas. “Desde 2005 houve um crescimento de mais de 217 % de alunos em sala de aula. Estamos investindo para ampliar o acesso à educação para toda a população. Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo não só na área urbana da cidade, mas também nas comunidades indígenas”, afirmou o prefeito Iradilson Sampaio.
Atualmente, 1.936 professores atuam na rede municipal de ensino. Em março deste ano, o Município convocou 234 profissionais com Licenciatura Plena em Pedagogia aprovados em concurso público. Mais 70 professores com Licenciatura Plena em Educação Física aprovados em concurso público estão na fase de entrega de documentos para poderem ser empossados. Outros 500 professores foram empossados em 2011, e 520 em 2010.
Os números demonstram a seriedade com que a administração municipal trata a educação. “Nunca se investiu tanto em educação no Município de Boa Vista”, enfatizou Iradilson Sampaio.
ESCOLA ABERTA – Incentivar a educação comunitária e cidadã é um dos objetivos do Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista. O programa estimula a qualificação profissional e o lazer saudável, além de fortalecer a integração entre escola e comunidade.
Todos os finais de semana mais de duas mil pessoas participam das atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de geração de renda em 32 escolas municipais. O programa virou referência para o restante do país.
Qualificação – A Prefeitura de Boa Vista investe na qualificação profissional dos educadores que atuam na rede municipal de ensino. Mensalmente, os professores participam de treinamentos específicos como arte e educação nas escolas e o trabalho com alunos portadores de necessidades especiais. A jornada de trabalho é de 25 horas semanais e a remuneração inicial de R$ 1.721,38.
Comunidades indígenas - Sete novas escolas municipais foram inauguradas somente este ano. Com as unidades, a Secretaria Municipal de Educação abriu quase três mil novas vagas na rede de ensino. O ano letivo iniciou com as escolas dos bairros Asa Branca, Centenário, Olímpico e Equatorial funcionando em Boa Vista.
Em abril três unidades indígenas foram inauguradas nas comunidades do Milho, Truarú da Cabeceira e Vista Alegre. Hoje são sete escolas e cinco anexos atendendo a 12 comunidades indígenas. Todas têm o mesmo padrão das demais construídas pela Prefeitura. O plano pedagógico é o mesmo desenvolvido nas escolas da Capital.
A Prefeitura está construindo mais oito unidades na zona rural indígena e urbana da Capital. Em Boa Vista estão em andamento as obras nos bairros Jóquei Clube, Conjunto Cidadão, Buritis, Tancredo Neves e Cidade Satélite. Na área indígena estão sendo contempladas as comunidades Morcego e Vista Nova. A região do Passarão é uma das contempladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário