segunda-feira, 18 de abril de 2011

Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Bradesco oferece cursos de informática gratuitos para comunidade


Nove cursos de informática estão sendo oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Boa Vista para a comunidade dos bairros Caranã, Jardim Floresta e União. Os treinamentos são resultado de uma parceria entre o Município e a Fundação Bradesco e são realizados na Escola Municipal Sonho Infantil, rua Deco Fontelles, nº. 622,  Jardim Floresta

Os cursos oferecidos são: Digitação, com duração de 36 horas/aula; Windows XP, 20 horas; Noções de Internet, 20 horas; Pacote do Office, com três módulos sendo o Windows Iniciante com Word, Excel e Power Point, com 20 horas cada; Windows Intermediário e Windows Avançado.

A partir da próxima segunda-feira, 18, serão abertas as inscrições para as turmas das 14h às 16h e das 19h às 21h. São 10 vagas por turma. Para participar é necessário que o interessado se dirija até a secretaria da escola portando os documentos pessoais como RG e CPF.
As aulas são realizadas no laboratório de informática da escola, em três turnos. Atualmente 10 pessoas fazem o curso de Digitação no horário das 8h às 10h.

“A duração de cada curso é aproximadamente duas semanas. Todas as pessoas iniciam as atividades pelo curso de digitação que é requisito para o curso de Windows XP e assim por diante.
No final “dos nove cursos, a pessoa terá feito mais de 150 horas de informática”, afirma Mozarildo Abreu, diretor do Núcleo de Tecnologia e Difusão Educacional.

Laboratórios

A rede municipal de educação possui atualmente 34 escolas municipais equipadas com laboratórios de informática. Os dois últimos instalados pela Prefeitura estão nas unidades Raio de Sol, bairro Nova Cidade e Ioládio Batista, no São Bento.

Os laboratórios possuem 17 máquinas cada, enviadas pelo Ministério da Educação (MEC). Até o final do mês de abril, está previsto o funcionamento de mais um laboratório na escola Jardim das Copaíbas.

No mês de março, mais duas escolas ganharam laboratórios de pesquisa. Os alunos da Cunhantã Curumim e Pingo de Gente já estão tendo aulas de informática, que complementam as atividades em sala. Outro laboratório será instalado na escola Pequeno Polegar e começará a funcionar após a conclusão da reforma do prédio.

Segundo informações do Núcleo de Tecnologia e Difusão Educacional (NTDE), neste ano está prevista ainda a instalação de mais nove laboratórios nas escolas municipais Vovó Eurides, Sonho Infantil, Cantinho Feliz, Tia Linda, Branca de Neve, Vovó Júlia, Vovô Dandãe, Carmem Eugenia e Menino Jesus de Praga.

Também serão enviados pelo Ministério da Educação equipamentos para substituir as máquinas que estão em outros 16 laboratórios da rede municipal de educação. Cada um possui 17 monitores e oito CPUs.

Os laboratórios são utilizado para realização de atividades dirigidas para a implementação dos projetos de aprendizagem, que estão na proposta pedagógica da Educação Infantil da rede municipal de educação.

Os participantes também trabalharam com aplicativos como editor de texto, planilha de cálculo, editor de apresentação e introdução a Internet, com aulas de como criar e enviar e-mails e trabalhar com sites de busca.

Os coordenadores utilizarão o treinamento para desenvolver aulas com os computadores e utilizá-lo como ferramenta pedagógica, facilitando o aprendizado.

Fonte: Roraima em Foco

Nenhum comentário: