Esta proposta pedagógica para o uso dos recursos on-line em sala de aula é baseado no conceito de aprender a aprender e não o de ensinar. Segundo MAGDALENA E COSTA (2003, P. 16-17), o objetivo é de construir e não o de instruir.
Tendo como idéias centrais:
- Conhecimento/construção;
- Processo interativo;
- Prática como suporte da reflexão;
- Interdisciplinaridade;
Cooperação/reflexão/tomada de consciência;
Autonomia.
São processos que:
*partem das indagações dos alunos e do conhecimento que eles já têm;
*desenvolvem-se com a colaboração/cooperação interna e externa (diversidade);
*rompem com horários, disciplinas, seqüências, pré-requisitos, hierarquias, espaço...;
*fazem dos alunos e dos professores aprendizes, construindo conhecimento interdisciplinar, em ambientes informatizados.
Nesse ambiente os alunos podem:
*levantar hipóteses;
*analisar, organizar e selecionar informações para tomada de decisões conscientes;
*desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão nas Ciências, Artes e Técnicas;
*intuir, refletir e imaginar;
*ser solidário e cooperativo.
O professor passa a ser:
*orientador, desafiador;
*aprendiz;
*pesquisador;
*inovador;
*autônomo.
Vamos participar e construir uma comunidade dinâmica e solidária de aprendizagem. A partir de Projetos de Aprendizagem (PA) a serem construídos em grupos, compartilhando as pesquisas e experiência via on-line, podemos construir novas formas de aprender.
Propomos a sua operacionalizar com o uso de diversos recursos metodológicos e softwares, tais como:
*Avaliação e organização das idéias com o uso de Mapas Conceituais - cmap tools
*Escrita colaborativa - wiki
*Diário de bordo - blog
*Pesquisas on-line - buscadores de sites e imagens (google, yahoo, etc)
*Pesquisas bibliográficas - biblioteca escolar
*Análise de métodos, técnicas e recursos tecnológicos específicos para cada PA proposto.
*Discussão, seminários, fóruns, apresentação de propostas e teorias - ferramentas on-line (e-Proinfo, videoconferências, chat, etc.
KONRATH, Mary Lúcia Pedroso Konrath. Mapas Conceituais. Disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais
NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: POR QUÊ? PARA QUÊ?
Estamos vivendo uma época de mudanças conceitual muito grande, novas aprendizagens, passamos a conviver com a possibilidade de interatividade virtual em casa, na escola, no trabalho.
Hoje podemos nos comunicar pelo sistema hi-fi, conexões a rádio, adsl, discadas, etc. Desta forma pode-se dizer que o nosso planeta é um grande sistema de informações, idéias, conceitos, vivências, dentro de um contexto multicultural.
O ser humano pode escolher onde quer estar e dialogar, através das redes, nas mais diversas áreas de conhecimentos. Podemos dizer que os jovens adoram a rede de relacionamentos, tais como orkut, msn, yahoo, entre outras.
Já os educadores trabalham com várias redes para discussões, pesquisas, produções textuais, compartilhando idéias, imagens, vivências e novas teorias.
As tecnologias de informação e comunicação têm facilitado a interatividade entre as pessoas, os países, os grupos sociais, sendo que a internet é a que mais se destaca, pela facilidade de acesso, baixo custo e a liberdade de expressão.
A internet provocou uma verdadeira revolução teórica, de construção de pensamentos e conhecimentos, de transformação de hábitos e valores, de mudança de postura educacional. Mas, como operacionalizar em sala de aula? Vamos analisar a seguinte proposta de trabalho! Para mais detalhes acesse http://projetodeaprendizagem.pbworks.com/w/page/19250366/Projeto-de-Aprendizagem
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