segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETOS DE APRENDIZAGEM COMO UMA PROPOSTA INOVADORA


Esta proposta pedagógica para o uso dos recursos on-line em sala de aula é baseado no conceito de aprender a aprender e não o de ensinar. Segundo MAGDALENA E COSTA (2003, P. 16-17), o objetivo é de construir e não o de instruir. 
Tendo como idéias centrais:
  • Conhecimento/construção; 
  • Processo interativo; 
  • Prática como suporte da reflexão;
  • Interdisciplinaridade; 
Cooperação/reflexão/tomada de consciência;      
 Autonomia.

São processos que:

*partem das indagações dos alunos e do conhecimento que eles já têm;

*desenvolvem-se com a colaboração/cooperação interna e externa (diversidade);

*rompem com horários, disciplinas, seqüências, pré-requisitos, hierarquias, espaço...;

*fazem dos alunos e dos professores aprendizes, construindo conhecimento interdisciplinar, em ambientes informatizados.

Nesse ambiente os alunos podem:

*levantar hipóteses;

*analisar, organizar e selecionar informações para tomada de decisões conscientes;

*desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão nas Ciências, Artes e Técnicas;

*intuir, refletir e imaginar;

*ser solidário e cooperativo.

O professor passa a ser:

*orientador, desafiador;

*aprendiz;

*pesquisador;

*inovador;

*autônomo.

Vamos participar e construir uma comunidade dinâmica e solidária de aprendizagem. A partir de Projetos de Aprendizagem (PA) a serem construídos em grupos, compartilhando as pesquisas e experiência via on-line, podemos construir novas formas de aprender.

Propomos a sua operacionalizar com o uso de diversos recursos metodológicos e softwares, tais como:

*Avaliação e organização das idéias com o uso de Mapas Conceituais - cmap tools

*Escrita colaborativa - wiki

*Diário de bordo - blog

*Pesquisas on-line - buscadores de sites e imagens (google, yahoo, etc)

*Pesquisas bibliográficas - biblioteca escolar

*Análise de métodos, técnicas e recursos tecnológicos específicos para cada PA proposto.

*Discussão, seminários, fóruns, apresentação de propostas e teorias - ferramentas on-line (e-Proinfo, videoconferências, chat, etc.

KONRATH, Mary Lúcia Pedroso Konrath. Mapas Conceituais. Disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais 

NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: POR QUÊ? PARA QUÊ?

Estamos vivendo uma época de mudanças conceitual muito grande, novas aprendizagens, passamos a conviver com a possibilidade de interatividade virtual em casa, na escola, no trabalho.

Hoje podemos nos comunicar pelo sistema hi-fi, conexões a rádio, adsl, discadas, etc. Desta forma pode-se dizer que o nosso planeta é um grande sistema de informações, idéias, conceitos, vivências, dentro de um contexto multicultural.

 O ser humano pode escolher onde quer estar e dialogar, através das redes, nas mais diversas áreas de conhecimentos. Podemos dizer que os jovens adoram a rede de relacionamentos, tais como orkut, msn, yahoo, entre outras. 

Já os educadores trabalham com várias redes para discussões, pesquisas, produções textuais, compartilhando idéias, imagens, vivências e novas teorias.

 As tecnologias de informação e comunicação têm facilitado a interatividade entre as pessoas, os países, os grupos sociais, sendo que a internet é a que mais se destaca, pela facilidade de acesso, baixo custo e a liberdade de expressão.
  
A internet provocou uma verdadeira revolução teórica, de construção de pensamentos e conhecimentos, de transformação de hábitos e valores, de mudança de postura educacional. Mas, como operacionalizar em sala de aula? Vamos analisar a seguinte proposta de trabalho! Para mais detalhes acesse http://projetodeaprendizagem.pbworks.com/w/page/19250366/Projeto-de-Aprendizagem




 



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