segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como usar as novas ferramentas disponíveis nas redes sociais



Você sabia que, em 2012, 90% do consumo de banda larga da internet vai ser voltado exclusivamente às mídias sociais? E mais: hoje, esses sites de relacionamento já são a atividade número um na web, ficando à frente da pornografia e do e-mail.

Renato Ponce, Mayxon Chrystian e Alan Simões  estão conectados 24 horas por dia nas três principais redes: Twitter, Orkut e Facebook. O Orkut foi o primeiro a se tornar popular no Brasil e virou febre entre jovens e adultos, mas hoje, eles concordam, deixou de ser o site de relacionamento pessoal preferido da galera.

"Infelizmente o orkut tentou adaptar o conceito de privacidade que o Facebook estava utilizando, ou seja, porcaria nenhuma", afirma o administrador de blogs Renato Ponce. O programador de web, Mayxon Chrystian, também critica a nova interface do site: "Você tem que ver toda hora se o scrap está para o seu amigo ou para o público. Fica uma coisa meio bagunçada".

Com mais de 500 milhões de perfis ativos, o Facebook é uma das mídias sociais que mais cresce; e não só no Brasil, mas no mundo todo. Um aspecto interessante é que quase um terço de todos os usuários acessa o site a partir de dispositivos móveis.

 "As mudanças que eles fizeram foram para melhor. Eles não mudaram bruscamente como o Orkut, mas eles mudaram de uma maneira sutil e falaram assim: 'tá aqui, do mesmo jeito, mas tem mais coisa para você fazer'", comenta o técnico em informática Alan Simões. 

Recentemente, o Facebook anunciou novas ferramentas; uma delas, já conhecida pelos usuários do Orkut, é a possibilidade de separar seus amigos em grupos. A questão da privacidade também pode ser alterada dentro dos grupos. Outra novidade é a opção de fazer um download de todas as informações que existem no seu perfil.

Entre os três internautas, uma opinião é unânime: o Twitter não é só a rede social que mais cresce, como a que mais evolui e agrada. Projeções recentes mostram que o Twitter tem potencial para se tornar a mídia social com o maior número de usuários no mundo, chegando a marca de um bilhão já em 2012.

"De repente ele virou uma espécie de comunicador social instantâneo sem abandonar a internet", avalia o blogeiro Renato Ponce. Hoje, dois terços da população mundial que acessa a internet visitam sites de redes sociais.

Fonte: Folhar Digital

Nenhum comentário: