quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O DETIC - Departamento de Tecnologia, Informação e Comunicação da SMEC concluiu na última sexta feira (02/09) mais um curso de formação


Mesmo diante das dificuldades que a Prefeitura de Boa Vista vem enfrentando atualmente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) por meio do Departamento de Tecnologia, Informação e Comunicação (DETIC), está desenvolvendo um bom trabalho de gestão junto à rede de ensino do município. Um exemplo foi o término do Curso de Construção de Blog, realizado pelo DETIC na última sexta (02/09) no Laboratório de Informática da Secretaria de Educação, para os funcionários da SMEC e Coordenadores dos Laboratórios de Informática das escolas municipais.


O Curso que teve início no dia 29 de agosto de 2011, foi um sucesso do ponto de vista de alguns participantes. Conforme comentaria da Coordenadora Pedagógica Geral do DETIC Alaine Morais, o Curso de Blog foi criado a partir da necessidade de divulgar as atividades dos projetos que estão sendo desenvolvidos dentro das escolas, foi também uma forma e o meio de comunicação mais viável e barato que o Departamento encontrou para mediar uma maior interação entre escola e aluno.

Alaine Andrade Morais Coordenadora Pedagógica do DETIC
Para Alaine Morais, o foco principal do curso foi possibilitar aos chefes de departamentos da SMEC e os Coordenadores dos Laboratórios de Informática das escolas, maior acessibilidade as ferramentas e aplicativos de um blog, agregando valores às mesmas, para divulgarem os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

A Coordenadora Pedagógica explica ainda, que o curso sanou varias dúvidas por parte dos cursistas, apesar de ter sido uma semana, ela afirma que o mesmo trouxe e trará muitos benefícios para a interação dos cursistas junto a essas novas ferramentas tecnológicas de fazer educação, neste caso o blog.

O professor Raphael Douglas Macieira dos Santos confirmou que o Curso de Blog superou as expectativas esperadas, devido às pessoas envolverem-se e comprometerem-se de forma produtiva em aprender como fazer e estruturar um blog. Ele diz ainda, que os cursistas elogiaram seu desempenho e o método prático de como direcionou o curso.
Professor Raphael Douglas Macieira dos Santos
Na visão da Coordenadora do Laboratório de Informática da Escola Municipal Aquilino Mota Paula Monalisa Fernandes, o curso é bom, altamente educativo, explicativa e foi feito especialmente para quem já tem conhecimento, domínio e base considerável sobre a blogosfera. 

Mas, segundo ela o que dificultou um pouco o desenrolar do curso, foi o fato de algumas pessoas não terem domínio das ferramentas básicas de manuseio do computador, o que favoreceu para uma maior lentidão do curso.
Coordenadora de Laboratório Monalisa Fernandes
Para Monalisa Fernandes o que mais marcou no curso na sua concepção, é o fato do blog ser um ambiente totalmente informativo e possibilitar interatividade entre as pessoas. “Pretendo criar um blog para desenvolver as atividades da minha escola e servir como ferramenta de comunicação entre a comunidade escolar e a comunidade familiar estudantil, e o curso veio despertar e acusar essa vontade, afirmou Monalisa”.

Já na concepção do Coordenador do Laboratório de Informática da Escola Municipal Centenário Luiz Junior, os Cursos oferecidos pela SMEC, como o de blog fundamentam e contribuem para as multiplicidades de conhecimentos e posteriormente agrega forma ao currículo de quem participa. Ele diz também, que através do curso será possível divulgar as ações das escolas e na própria mobilização estudantil.
Coordenador de Laboratório Centenário Luiz Junior
Luiz Junior explica ainda, que muitos dos recursos abordados no curso os coordenadores de informática já dominam, mas, tudo é uma somatória de coordenadas, fazendo uma junção das ferramentas que o professor já usa com as que o mesmo ainda desconhece.

Na realidade o importante é o professor está sempre ativo, participando de cursos de formação para adequar-se aos novos e inovadores ambientes de aprendizado. “Particularmente, de imediato este curso vai contribuir mais para a escola, melhorando o nível de comunicação entre a comunidade escolar e na divulgação das ações da mesma, disse”.

Blog como Ferramenta Educacional

O tempo das tecnologias digitais nos dá a impreso de voar; ele parece muito mais rápido do que o tempo das outras coisas. A cada momento novos recursos vão surgindo na imensa rede. O fenômeno da Web 2.0 é uma mostra disso. Escritórios virtuais; sites de compartilhamento de fotos, vídeos, slides; escrita cooperativa ou colaborativa; comunidades virtuais... Até uma Segunda Vida [Second Life] virtual eso disponíveis.

A Web 2.0 é a rede no tempo de uma Sociedade da Autoria, onde cada internauta se torna autor/produtor e compartilha com os demais sua produção. Assim, deixamos de ser leitores isolados ou apenas coletores de informações. Agora passamos a colaborar na criação de grandes repositórios de informações. 


Os blogs são um dos recursos de publicação mais utilizados naquilo que Tim Berners-Lee, criador da WWW, chamou daWeb da leitura/escrita [read/write Web].

Os blogs vão progressivamente se transformando em um útil e versátil instrumento depida difusão de informações na Web. Um dos exemplos disso está no jornalismo eletnico que surgiu há algum tempo. Hoje blogs de jornalistas conceituados constituem a forma de acesso instanneo à notícia do último momento. Aquilo que será notícia amanhã, nos jornais impressos, ou à noite, na TV, é nocia agora, imediatamente após o fato, nos blogs.


Blog é a denominação atual para aquilo que foi chamado de weblog, um termo que teria sido cunhado em 1997. Weblog veio de web + log. L og representa um registro; web diz respeito à teia que é a Internet. Em síntese, seria uma forma de fazer registro na Internet. Seria uma vero eletnica do diário, uma forma de registro adotada há tempos notadamente por jovens do sexo feminino; aquele diário que guardava reflexões e pensamentos mais acanhados, geralmente inacessíveis a outras pessoas. 

Agora, no tempo da pós-modernidade, quando as fronteiras entre o público e o privado ficam cada vez mais tênues, a exposição pública do que é pessoal, através do blog, envolve cada vez mais pessoas, notadamente jovens.

Por Edilson Oliveira 

Nenhum comentário: