Mesmo diante das
dificuldades que a Prefeitura de Boa Vista vem enfrentando atualmente, a
Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) por meio do Departamento de
Tecnologia, Informação e Comunicação (DETIC), está desenvolvendo um bom
trabalho de gestão junto à rede de ensino do município. Um exemplo foi o
término do Curso de Construção de Blog, realizado pelo DETIC na última sexta
(02/09) no Laboratório de Informática da Secretaria de Educação, para os
funcionários da SMEC e Coordenadores dos Laboratórios de Informática das
escolas municipais.
O Curso que teve início
no dia 29 de agosto de 2011, foi um sucesso do ponto de vista de alguns
participantes. Conforme comentaria da Coordenadora Pedagógica Geral do DETIC
Alaine Morais, o Curso de Blog foi criado a partir da necessidade de divulgar
as atividades dos projetos que estão sendo desenvolvidos dentro das escolas,
foi também uma forma e o meio de comunicação mais viável e barato que o
Departamento encontrou para mediar uma maior interação entre escola e aluno.
Alaine Andrade Morais Coordenadora Pedagógica do DETIC |
Para Alaine Morais, o foco
principal do curso foi possibilitar aos chefes de departamentos da SMEC e os
Coordenadores dos Laboratórios de Informática das escolas, maior acessibilidade
as ferramentas e aplicativos de um blog, agregando valores às mesmas, para
divulgarem os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
A Coordenadora
Pedagógica explica ainda, que o curso sanou varias dúvidas por parte dos
cursistas, apesar de ter sido uma semana, ela afirma que o mesmo trouxe e trará
muitos benefícios para a interação dos cursistas junto a essas novas
ferramentas tecnológicas de fazer educação, neste caso o blog.
O professor Raphael Douglas Macieira
dos Santos confirmou que o Curso de Blog superou as expectativas esperadas,
devido às pessoas envolverem-se e comprometerem-se de forma
produtiva em aprender como fazer e estruturar um blog. Ele diz ainda, que os
cursistas elogiaram seu desempenho e o método prático de como direcionou o
curso.
Professor Raphael Douglas Macieira dos Santos |
Na visão da Coordenadora do Laboratório de Informática da
Escola Municipal Aquilino Mota Paula Monalisa Fernandes, o curso é bom,
altamente educativo, explicativa e foi feito especialmente para quem já tem
conhecimento, domínio e base considerável sobre a blogosfera.
Mas, segundo ela
o que dificultou um pouco o desenrolar do curso, foi o fato de algumas pessoas
não terem domínio das ferramentas básicas de manuseio do computador, o que
favoreceu para uma maior lentidão do curso.
Coordenadora de Laboratório Monalisa Fernandes |
Para Monalisa Fernandes o que mais marcou no curso na sua
concepção, é o fato do blog ser um ambiente totalmente informativo e
possibilitar interatividade entre as pessoas. “Pretendo criar um blog para
desenvolver as atividades da minha escola e servir como ferramenta de
comunicação entre a comunidade escolar e a comunidade familiar estudantil, e o
curso veio despertar e acusar essa vontade, afirmou Monalisa”.
Já na concepção do Coordenador do Laboratório de Informática
da Escola Municipal Centenário Luiz Junior, os Cursos oferecidos pela SMEC,
como o de blog fundamentam e contribuem para as multiplicidades de
conhecimentos e posteriormente agrega forma ao currículo de quem participa. Ele
diz também, que através do curso será possível divulgar as ações das escolas e
na própria mobilização estudantil.
Coordenador de Laboratório Centenário Luiz Junior |
Luiz Junior explica ainda, que muitos dos recursos abordados
no curso os coordenadores de informática já dominam, mas, tudo é uma somatória
de coordenadas, fazendo uma junção das ferramentas que o professor já usa com
as que o mesmo ainda desconhece.
Na realidade o importante é o professor está sempre ativo,
participando de cursos de formação para adequar-se aos novos e inovadores
ambientes de aprendizado. “Particularmente, de imediato este curso vai
contribuir mais para a escola, melhorando o nível de comunicação entre a
comunidade escolar e na divulgação das ações da mesma, disse”.
Blog
como Ferramenta Educacional
O tempo das tecnologias digitais nos dá a
impressão de voar; ele parece muito
mais rápido do que o
tempo das outras coisas. A
cada momento novos recursos vão surgindo na imensa rede. O fenômeno da Web 2.0 é uma
mostra disso. Escritórios
virtuais; sites de compartilhamento de fotos, vídeos, slides; escrita cooperativa ou
colaborativa; comunidades
virtuais... Até uma Segunda Vida [Second Life]
virtual estão disponíveis.
A Web 2.0 é a rede no tempo de uma Sociedade da Autoria, onde cada internauta se
torna autor/produtor e compartilha
com os demais sua produção. Assim, deixamos de ser leitores isolados ou apenas coletores de informações. Agora passamos a colaborar na criação de grandes repositórios de informações.
Os blogs
são um dos recursos de publicação mais utilizados naquilo que Tim Berners-Lee, criador da WWW, chamou da“Web da leitura/escrita” [read/write
Web].
Os blogs vão progressivamente se transformando em um útil e
versátil instrumento de rápida difusão de informações na Web. Um dos exemplos disso está
no jornalismo eletrônico que surgiu há algum tempo. Hoje blogs de jornalistas conceituados constituem a forma de acesso instantâneo à notícia do
último momento. Aquilo que
será notícia amanhã, nos jornais impressos, ou à noite, na TV, é notícia agora, imediatamente após o fato, nos blogs.
Blog é a denominação atual para aquilo que foi chamado de weblog, um termo que teria
sido cunhado em 1997. Weblog veio de web +
log. L og representa um registro; web diz respeito à teia
que é a Internet. Em
síntese, seria uma
forma de fazer registro na
Internet. Seria uma
versão eletrônica do diário, uma forma de registro adotada há tempos notadamente por
jovens do sexo feminino; aquele diário que guardava reflexões e pensamentos mais acanhados, geralmente inacessíveis a outras pessoas.
Agora, no tempo da pós-modernidade, quando as fronteiras entre o público e o privado ficam
cada vez mais tênues, a exposição pública do que é pessoal, através do blog, envolve cada vez mais pessoas, notadamente jovens.
Por Edilson Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário