terça-feira, 3 de abril de 2012

Mais de 35 crianças participam da festa de páscoa do Capo Kids

Da Redação

Mais de 35 crianças atendidas pelo Centro de Apoio ao Paciente Oncológico Infantil (Capo Kids), da Prefeitura de Boa Vista, participaram de um café da manhã em celebração à Páscoa. A festa aconteceu no Espaço Kids, localizado no bairro Mecejana, na manhã de terça-feira (3).

A manhã foi repleta de muita alegria e brincadeira para os pequenos que enfrentam o câncer, uma doença que atinge tanto o corpo como o emocional, principalmente da família e dos amigos.

Segundo Silvana Reis, coordenadora do Capo Kids, todas as datas importantes são celebradas com uma festa para comemorar e possibilitar um momento de lazer e distração para as crianças e familiares.  

“Não é fácil conviver com o câncer, é uma doença dolorosa e que traz muitos sofrimentos para família e às pessoas que convivem ao redor. O tratamento é delicado e as marcas são visíveis, como a perda de cabelo. A criança fica muito vulnerável e às vezes não pode ter uma vida normal”, disse Silvana Reis.

A mãe Iana Mirla Costa Alves tem uma filha de 3 anos, diagnosticada há um ano e meio com leucemia. Elas são atendidas pelos serviços oferecidos pelo Capo Kids e participaram da festa.

Segundo Iana Mirla, o Capo Kids é uma ajuda importante na vida das famílias que têm crianças com câncer. “É muito importante todas as atividades realizadas e o trabalho feito no dia a dia. A gente precisa desse apoio. Muita gente não sabe o que fazer quando descobre que um filho tem câncer, e o Capo dá todo esse suporte, antes, durante e pós-tratamento”, afirmou.

As crianças participarem de brincadeiras, oficina de balão e pintura, além de receberem ovos de chocolate. Para a realização da festa, o Capo Kids contou com o apoio do Instituto de Combate ao Câncer Infantil (ICCI), que é uma instituição filantrópica, que realiza ações de assistência social aos pacientes oncológicos do Estado desde 2007.

CAPO KIDS  – A proposta do Capo Kids é minimizar o sofrimento das crianças e familiares com câncer em Roraima, por meio do acolhimento e do acompanhamento do paciente, antes do tratamento fora de domicílio (TFD) e após.

A implantação do CAPO Kids no Hospital da Criança, possibilita aos pacientes um atendimento mais humanizado. A estimativa é que haja 150 crianças com câncer em Roraima. O tipo mais comum do câncer infantil é a leucemia.

Nenhum comentário: