Cerca de duzentas pessoas entre pesquisadores, professores e acadêmicos participaram do evento, além das pessoas que acompanharam o seminário em tempo real nos 14 municípios através de videoconferência.
Diversas autoridades prestigiaram o seminário como o governador em exercício, Chico Rodrigues (DEM), a vice-presidente da Casa, deputada Aurelina Medeiros (PSDB),o presidente da Comissão de Educação da ALE-RR, deputado Joaquim Ruiz (PV), o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Roberto Ramos,entre outros.
Fonte: Folha de Boa Vista
No discurso de abertura, o reitor da Univirr, Jairo Araújo, relatou as atividades desenvolvidas na instituição e os resultados positivos alcançados. Além disso, destacou a importância do evento.
“Aqui, neste seminário, poderemos tratar de um assunto muito importante que é a revalidação dos diplomas de cursos de pós–graduação, mestrado e doutorado na modalidade EAD, feitos em países que compõem o Mercosul ”, destacou.
Atualmente, a Univirr oferece cursos de graduação, pós-graduação e tecnólogos a todos os municípios roraimenses, por meio de suas plataformas que proporcionam aos 2.830 alunos, aulas semipresenciais, pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A Univirr trabalha como consórcio e conta ainda com o apoio de quatro parceiros: a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Instituto Federal de Roraima (IFRR).
No primeiro dia do evento, foi realizada uma apresentação cultural do Coral Educanthus e uma palestra sobre os Cenários e Tendências da Educação a Distância (EaD) no Mercosul, pelo professor Dr. Fábio José Parreira que também é Coordenador da UAB da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Durante à tarde, quem comandou o momento cultural foi o cantor Sérgio Barros e a palestra foi ministrada pelo professor doutor da Faculdade Politécnica e Artística do Paraguai, Derlis Ortiz Coronell que falou sobre a Identidade Cultural e a Integração na Educação. “A educação de qualidade é fundamental para a evolução dos povos, cultura e para a estabilidade econômica de um país”, ressaltou.
Nesta terça-feira (28), o Seminário continua pela manhã com a palestra “ Educação a Distância no Âmbito do Instituto Federal de Roraima, Uma Prática Intercultural no Estado de Roraima”, e apresentação cultural de Neuber Uchôa e Halysson Chrysthyan.
No período da tarde, haverá duas palestras,uma sobre Educação a Distância e os Novos Parâmetros e a outra sobre Motivação do Educador do Estado de Roraima/Brasil a cursar Strictu Sensu no Mercosul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário