terça-feira, 5 de julho de 2011

DVD multimídia que resgata história de Roraima será lançado quarta-feira

O DVD multimídia “Roraima: Somos Assim”, será lançado na próxima quarta-feira, 6, no plenário da Câmara Municipal de Boa Vista. O trabalho é uma parceria da Câmara, da Ajuricaba Produções, do Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Roraima (NPD/RR), com o apoio da Associação Curta Roraima (ABDeC/RR).

Essa solenidade abre oficialmente a programação de aniversário do Município de Boa Vista, que é dia 9 de julho. O acervo audiovisual do Estado é o resultado de pesquisas nas áreas de geopolítica, história e cultura roraimense, que resgata parte da identidade histórica roraimense e será distribuído este ano às escolas da rede municipal de ensino.

As pesquisas e estudos foram realizados por especialistas nas áreas das ciências sociais, geografia, antropologia e comunicação. A finalidade do trabalho é democratizar a informação, levando ao maior alcance da população, por meio dos espaços como bibliotecas, escolas públicas, museus, centros de pesquisa e poderes públicos constituídos.

Além disso, criar outros espaços de pesquisa e discussão com a sociedade em geral. Ver o que foi feito no passado e observar o atual contexto pode levar a população a refletir e cobrar políticas públicas que possam modificar atual realidade.

O trabalho pode também contribuir para que o poder público constituído visualize e trabalhe para garantir um cenário para a cidade, que abrigue a maior parcela da população, mas humanizado.

Segundo o professor doutor Antonio Veras, Roraima se divide em três momentos: a gênese espontânea, com o início da cidade em 1924; a gênese induzida da cidade, em 1943, quando passou a ser considerada fabulosa; e a gênese amorfa, a partir de 1980.

“É importante frisar que em 1943, quando se planejou a cidade, se respeitou a gênese inicial, espontânea. Hoje vivemos a gênese amorfa, sem forma, desordenada”, disse Veras, ao ressaltar que se vive no Estado uma especulação imobiliária muito forte.

Para o professor doutor Reginaldo Gomes, o material multimídia será de grande importância para que cada professor discuta da sua forma, a história do Estado, sem esquecer que estamos numa região com grande concentração indígena e que isso está presente em parte significativa da construção indígena. O trabalho de pesquisa durou quatro anos.

Um dos integrantes da equipe de produção do DVD, Carlos Alberto, lembrou que no Brasil há fragmentos da nossa história e que o DVD multimídia concentra os dados históricos, facilitando estudos avançados.

Ele acredita que esse trabalho consolidará a identidade do povo roraimense. Ressalta também que essa grande crise de identidade que hoje existe no Estado pode ser a falta da sua história.

DVD 

O multimídia traz gravuras, fotografias, filmes e outros registros raros da fronteira norte do país, relacionadas aos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. 

Fonte: Folha de Boa Vista

Nenhum comentário: