quarta-feira, 30 de junho de 2010

Arraial nas Escolas

Muitas escolas municipais estão promovendo o arraiais com a temática da Copa do Mundo/2010.  O NTDE abrirá espaço neste blog para divulgar as programações culturais dos arraiais.

A Escola Maria Francisca Lemos realizará no dia 5 de julho o IV Arraial da Chiquinha.  No evento haverá apresentações culturais, comidas típicas e diversas brincadeiras.

Lembramos que o local do arraial da Chiquinha será realizado no Clube do Servidor, bairro Buritis, a partir das 17:00.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Competência em TIC para professores

A representação da UNESCO/EDUCAÇÃO no Brasil publicou, em edição online, os  Padrões de competência em TIC para professores. São três brochuras em pdf, que  mostram os módulos de padrões de competência para o uso da tecnologia de comunicação e informação (TIC) por professores, o qual cruza os componentes da reforma educacional com várias abordagens políticas.
"A tecnologia de informação e comunicação (TIC) pode desempenhar um papel importante de apoio na melhoria da qualidade da educação e na reforma educacional. Assim, o Projeto Padrões de Competência para Professores tem como objetivo de fornecer diretrizes sobre como melhorar as capacidades dos professores nas práticas de ensino por meio de TICs".

Os Padrões de Competências, são ótimas referências para professores que atuam diretamente com TIC e na formação de professores para a utilização das novas tecnologias. Os Padrões podem ser acessados gratuitamente no link: http://www.unesco.org/pt/brasilia/single-view/news/padroes_de_competencia_em_tic_para_professores/browse/1/back/19197/cHash/14936f4ed9/

domingo, 27 de junho de 2010

Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação


Guilherme Canela Godoi, coordenador de comunicação e informação no Brasil da Unesco, em entrevista a revista VEJA, edição online, fez uma análise da utilização das tecnologias na educação como desafios aos professores das escolas brasileiras. Para Godoi “Ainda não conseguimos desenvolver de forma massiva metodologias para que os professores possam fazer uso dessa ampla gama de tecnologias da informação e comunicação, que poderiam ser úteis no ambiente educacional. O desafio é mundial. Mas pode ser ainda mais severo no Brasil, devido a eventuais lacunas na formação e atualização de professores e a limitações de acesso à internet - problema que afeta docentes e estudantes.
Quanto  a extensão do uso das novas tecnologias nas escolas brasileiras os Censos educacionais realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que a maioria das escolas públicas já tem à sua disposição uma série de tecnologias. No entanto, a presença dessas ferramentas não significa necessariamente uso adequado delas.  
Perguntado sobre a formação dos professores para a utilização das tecnologias Godoi afirma que ainda é preciso avançar muito. Os dados disponíveis mostram que, infelizmente, ainda é muito incipiente a formação de professores com a perspectiva de criação de competências no uso das tecnologias na escola.
Já com relação aos impactos para os alunos, que  convivem com professores ambientados com as novas tecnologias o especialista da UNESCO diz que  a introdução das tecnologias nas escolas aliada a professores capacitados têm feito a diferença em alguma áreas, aumentando, por exemplo, o potencial comunicativo dos alunos. 
Godoi enfatiza que atualmente é difícil falar de resistência dos professores em relação as tecnologias Não acredito que haja uma resistência no sentido de o professor acreditar que a tecnologia é maléfica, mas, sim, no sentido de que ele não sabe como utilizar as novidades”.
Por fim, Godoi sugere três grandes pilares para superar a formação dos professores:
  • "O primeiro é a alfabetização tecnológica, ou seja, ensinamos a usar as máquinas;
  • O segundo é o aprofundamento do conhecimento;
  • O terceiro pilar é chamado de criação do conhecimento. Ele se refere a uma situação em que as tecnologias estão tão incorporadas por professores e alunos que eles passam a produzir conhecimento a partir delas”.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Escola Balduíno Woltrich recebe TV Escola

Os alunos da escola municipal Balduino Woltrich, na região do Monte Cristo, receberão na próxima semana as atividades do programa TV Escola Itinerante, implantado pela Prefeitura de Boa Vista. A programação terá duração de dois dias.

O TV Escola Itinerante conta com um ônibus equipado com data-show e telão, que atende a crianças, jovens e adultos com exibição de filmes e desenhos educativos, com duração de 50 a 60 minutos cada. Até o momento o programa já atendeu a 60 turmas nas escolas Raimundo Eloy, Jardim das Copaíbas e São Bento.

Na Balduíno Woltrich as atividades serão realizadas na segunda-feira (28) e quarta-feira (30) para cinco turmas, com sessões de desenhos e filmes educativos das 7h30 Às 11h45. A partir das 13h30, alunos de quatro turmas participam da mesma programação.


Esta será a última unidade escolar atendida antes do recesso das aulas municipais. Após o recesso será a vez dos alunos da Luiz Canará, onde crianças de nove turmas assistirão aos filmes.

A intenção do TV Escola Itinerante é proporcionar entretenimento com exibição de filmes educativos e oferecer ao professor mais uma ferramenta para o complemento das atividades oferecidas na grade curricular tradicional.


Fonte: Folha Web. Disponível em: http://www.folhabv.com.br/noticia.php?id=89156

terça-feira, 22 de junho de 2010

Gerenciamento dos Laboratórios de Informática

O jornal Folha de Boa Vista, edição de 22 de junho, publicou uma matéria sobre o gerenciamento de acesso aos conteúdos dos disponibilizados nos sites. No final da matéria destaca que:

MUNICÍPIO – Na Prefeitura de Boa Vista, 28 escolas têm laboratórios de informática conectados à internet. Em todas elas, o conteúdo é “vigiado”. (grifo nosso) O filtro é feito pelo servidor que fica localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (SMEC). São bloqueados sites que possam ter conteúdo adulto e liberados apenas os educacionais que podem ser trabalhados didaticamente com os alunos.
Além disso, nos laboratórios os alunos são monitorados pelos professores. Os alunos também utilizam os computadores para atividades pedagógicas, executando projetos de aprendizagem.

Fonte: Folha Boa Vista, 22 jun. 2010
Fonte GIF: dreina86.files.wordpress.com/.../computador.jpg

O Blog Socorro Técnicos foi criado com o intuito de tirar dúvidas e dar auxílio técnico via internet à SMEC e às Escolas Municipais de Boa Vista - RR . Qualquer dúvida é só mandar um e-mail para tecntde@gmail.com que sua resposta será postada no Blog o mais breve possivel.
Acesse Aqui!
Novas logomarcas estão sendo produzidas para o NTDE. As propostas estão abertas a sugestões e modificações. Caso não haja nenhuma sugestão serão apresentadas aos professores do NTDE para aprovação. 





As logomarcas serão utilizadas
nos documentos oficiais,
blog, camisetas e outras mídias.

Esperamos contribuições!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Formação de multiplicadores em Educação para o consumo sustentável

Estão abertas as inscrições para o curso “Educação para o consumo sustentável”,  no NTDE, com o professor Paulo Sérgio, no período de 21 a 28 de junho.  São ofertadas 25 vagas para os professores da Secretaria da Municipal de Educação (SMEC).





O curso será coordenado pela MSc. Márcia Andréia, da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade -  INMETRO.

Temas que serão abordados:
Direitos do consumidor - Ética no consumo;
Publicidade e consumo;
Saúde e segurança do consumidos;
Meio ambiente e consumo;
                 
Todos os participantes do receberão, durante o evento,  livros com os temas a serem trabalhados . A carga horária  do curso é de 40h e acontecerá no período de 23 a 27 de agosto, no Auditório do IFRR, matutino (8:00 às 12:00) e vespertino (14:00 às 18:00). A SMEC juntamente com a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental (SMGA) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR) são parceiros na realização do curso.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pesquisadora da PUC-SP fala sobre a tecnologia na sala de aula

A Revista Nova Escola, edição de junho/julho de 2010, traz uma entrevista com uma das maiores especialista em Tecnologias na Educação, a pesquisadora Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida. As publicações de Bianconcini constitui referências teóricos para os professores multiplicadores dos NTEs de todo o Brasil.


"Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 


Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica." 

A entrevista de Bianconcini você poderá ler na íntegra na edição online da: Revista Escola.

Fonte: Nova Escola, jun/jul 2010.

REUNIÃO DE COORDENADORES DE LABORATÓRIOS E TV ESCOLA


Acontece nesta sexta-feira, dia 18 de junho,  na sala da ULBRA, reunião com os coordenadores de Laboratórios de Informática e coordenadores das salas da TV Escola. O encontro faz parte do calendário do NTDE, que semestralmente organiza o encontro.
O objetivo do encontro é avaliar e socializar as atividades desenvolvidas no decorrer do primeiro semestre em todas as escolas muncipais onde funcionam os programas da TV Escola e os Laboratórios de Inform[atica.
Coordenam a reunião as professoras multiplicadores do NTDE  Fabiana, Francinalda e Railda Sales. 
A expectativa  é que todos participem da reunião contribuindo com sugestões, propondo novas alternativas para que cada vez mais os projetos desenvolvidos nas escolas  ganhem notoriedade e espaço entre os educadores.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


A Secretaria de Educação a Distância - SEED enviou ao NTDE duas obras bibliográficas de Educação a Distância. A primeira, intitulada de "Educação a Distância - o estado da arte", foi  Idealizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), organizado por dois especialistas no tema é composto por 61 capítulos escritos por vários profissionais brasileiros em EAD.
O livro expressa a situação do desenvolvimento atingido pelas abordagens da educação a distância no país até o momento, considerando o contexto dos cenários nacional e internacional de aprendizagem.
A segunda obra é o Censo EaD - Relatório Estatístico da Educação a Distância no Brasil. Traz um panorama estatístico da realidade educacional a distância brasileira e uma análise minuciosa dos gráficos.
O NTDE tem a sua primeira experiência no ano de 2010 em Educação a Distância, como coordenação de curso para a formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem. O curso “Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC” é o marco inicial do NTDE em EAD para a formação continuada de professores. Muitos professores da rede municipal já realizaram  cursos de formação a distância, mas agora terão a oportunidade de realizarem cursos pelo NTDE.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Prefeitura implanta programa TV Escola Itinerante

O Jornal Folha de Boa Vista, online Últimas Notícias, na edição do dia 14, publicou notícias sobre o Projeto TV Escola Itinerante, coodenado pelo NTDE.


"Um novo programa educacional está sendo implantado pela Prefeitura de Boa Vista nas escolas da rede municipal de ensino. O TV Escola Itinerante vai percorrer as escolas municipais oferecendo sessões de cinema. A programação atenderá cada escola durante quatro, em dois horários.As atividades começam a partir desta terça-feira (15), das 7h30 às 11h45 e das 13h30 às 17h45. O ônibus equipado com data-show e telão atenderá até sexta-feira (18) aos alunos de 10 turmas do 1º ao 5º anos da escola municipal Jardim das Copaíbas, com sessões de filmes e desenhos educativos, com duração de 50 a 60 minutos cada.
A intenção do TV Escola Itinerante é proporcionar entretenimento com exibição de filmes educativos e oferecer ao professor mais uma ferramenta para o complemento das atividades oferecidas na grade curricular tradicional. Esta é a segunda unidade atendida.
A primeira a receber o programa foi a Raimundo Eloy Gomes, no Conjunto Cidadão, com atendimento de 25 turmas. O cronograma de sessões vai até o término das aulas de julho. A meta é atender a todas as unidades de ensino do município. Neste mês ainda serão atendidas 10 turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e cinco turmas da Educação de Jovens e Adultos (Eja), da escola Iolácio Batista da Silva no São Bento. A programação será de 22 a 25.
Dos dias 28 a 30 as atividades acontecem na escola Balduíno Woltrich, no Monte Cristo. As sessões de cinema atenderão a nove turmas. Após o recesso será a vez dos alunos da Luiz Canará, onde crianças de nove turmas assistirão aos filmes.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Começaram hoje, dia 14 de junho, os encontros presencias do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. A primeira turma  é coordenada pelos professores formadores Paulo Sérgio, Mirian e Francinalda e acontece na Universidade Federal de Roraima. As demais turmas participarão no Laboratório de Informática do NTDE.

O objetivo do curso é propiciar aos professores e gestores escolares o potencial dos recursos das TIC, na sua prática pedagógica, integrado os recursos disponíveis na escola, visando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento.

sábado, 12 de junho de 2010

Finalização de mais uma OFICINA

Nesta sexta-feira, dia 11, foi encerrado mais uma oficina "Tecnologia em prol da leitura e da escrita", ministrada pelos multiplicadores do NTDE: Ângelo Freire e Francinalda Silva. Participaram 10 professores das escolas municipais de Boa Vista: Maria Gonçalves, Martinha Thury, Francisco Cássio, Pequeno Príncipe e Waldemarina.


O objetivo da oficina foi oportunizar aos professores da rede municipal de ensino a utilização das diferentes tecnologias como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem a partir de uma situação problematizadora.
Durante os encontros foram realizadas diversas atividades voltadas para o letramento através das tecnologias disponíveis nas escolas. Foram trabalhado produção de vídeos, produção de história em HQ, impressos e digital, dobraduras e textos instrucionais.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

FEIRA PEDAGÓGICA DA ESCOLA GLEMÍRIA

I FEIRA PEDAGÓGICA

A Escola Municipal Glemíria Gonzaga de Andrade promoverá no dia 26 de junho a I Feira Pedagógica de 2010. O objetivo do evento é sensibilizar a comunidade a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores, através de Projetos de Aprendizagem realizados na instituição escolar.

 Os trabalhos educativos não se restringem somente à sala de aula, mas podem proporcionar aos educandos, educadores e a comunidade a oportunidade de vivenciar a construção do processo de conhecimento através dos Projetos de Aprendizagem, motivando aos alunos a pesquisar as suas curiosidades. 

Durante a Feira os alunos irão explanar o que aprenderam durante a construção do saber relacionados aos projetos de aprendizagem. É bom lembrar que os professores e alunos montarão os seus próprios STANDER com as atividades desenvolvidas no decorrer do processo de aprendizagem. 

São 20 projetos a serem apresentados no dia 26, nos turnos matutino e vespertino. Os temas são os mais variados, conforme a curiosidade dos alunos: Coração humano; piolho; reprodução humana; futebol; água; lixo e o planeta terra; índios; cobra e outros.
        

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Tecnologia em Prol da Leitura e Escrita


Acontece no Núcleo de Tecnologia e Difusão Educacional desde os dias 24 de Maio de 2010 a oficina pedagógica “Tecnologias em Prol da Leitura e Escrita: uma perspectiva de Letramento”, em consonância com o Projeto de formação continuada para os professores do ensino fundamental (1º ao 5º ano), ora implementado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visando atender 118 professores das escolas municipais. Ao todo serão realizadas 05 turmas, sendo que quatro já concluíram e a última encerra nesta sexta-feira 11/06.

Estas oficinas visam proporcionar formação continuada para professores do Ensino fundamental dos anos iniciais, quanto ao Letramento em Língua Portuguesa, com objetivo de vincular a teoria à prática, oportunizando a ampliação de seus procedimentos pedagógico, com atividades práticas.

A oficina foi ministrada pelos professores multiplicadores do NTDE: Alaine Morais, Angelo Freire, Francinalda Souza, Jorginaldo Falcão, Miriam Becker, Paulo Sérgio, Railda Sales, Rosane Ponciano, João Bosco e Vanise Nascimento.

Durante a oficina foram realizados estudos teóricos sobre as origens do letramento, conceituação e aplicabilidade. Além disso, desenvolveu-se várias atividades envolvendo a leitura utilizando o software educacional Hagaquê - baixe aqui: http://www.hagaque.cjb.net/ -, e outras tecnologias antigas, mais usualmente encontradas na escola, como cartaz, revistas em quadrinhos, massa de modelar, câmera digital ou celular para produção de filmes. A cada atividade desenvolvida era oportunizado aos cursistas, apresentá-las, comentar, compartilhar idéias e experiências. Veja algumas atividades desenvolvidas:

Socialização dos Projetos de Aprendizagem



Acontece nesta sexta-feira, dia 11 de junho, a socialização dos Projetos de Aprendizagem do 1º semestre, da Escola Francisco Bríglia. O evento tem início às 8:00 e terá uma vasta programação de apresentação de trabalhos pelos alunos encerrando-se às 16:00.

Rejane Rísia, coordenadora de Laboratório de Informática, destacou a importância da socialização dos projetos para a comunidade em geral e escolar, como resultado do processo de ensino-aprendizagem através de Projetos, que possibilitou o desenvolvimento de habilidades dos alunos. Rísia salientou o papel dos professores e alunos no desenvolvimento dos projetos como fundamental para a culminância do evento.

Dos projetos a serem apresentados destam-se: depressão infantil; estrelas; animais ameaçados de extinção; águas do mar; pedofilia; água poluida; vulcões e plantas medicinais.

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Educação a Distância do Instituto Federal de Roraima-IFRR.

O  IFRR, por meio da Coordenação de Educação a Distância, realizará, no dia 24 de junho de 2010, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório do Campus Boa Vista, o I Seminário de Educação a Distância. Com o tema Uma Possibilidade de Ensino no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima, o evento tem o objetivo de fomentar a discussão sobre os processos de ensino a aprendizagem na modalidade a distância abrindo espaço para a incorporação das tecnologias de informação e comunicação no IFRR.

As inscrições são online e  podem ser realizadas no link do IFRR: http://www.ifrr.edu.br/seminario_ead/

terça-feira, 8 de junho de 2010

VÍDEO IP

Os professores do NTDE são convidados a participar de um evento no SENAC sobre Vídeo/IP.

"A AXIS e a Multicom em parceria com o SENAC Roraima, realizam no próximo dia 09 no auditório do SENAC-Roraima o Video IP Solution Day, evento que tem como objetivo a difusão da tecnologia de vídeo sobre IP. Você é nosso convidado especial, as inscrições são gratuitas". 

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: multcom@multicom.com 

Encontro Regional do Proinfo Integrado

Acontece nos dias 07 a 09 de junho, em Brasilia, o Encontro Regional do Programa Proinfo Integrado. O objetivo do encontro é a socialização, em âmbito regional, das experiências realizadas pelo Programa na Amazônia.

Pelo NTDE participa Mozarildo de Abreu, Diretor do Departamento de Informação, Tecnologia e Comunicação.  Nessa ocasião serão apresentados as ações do NTDE e os projetos desenvolvidos utilizando os recursos tecnológicos nas escolas municipais. Também serão apresentados os quantitativos dos laboratórios de informática nas escolas do município de Boa Vista, os cursos de "capacitação", e os  quantitativos de professores que já participaram dos cursos de formação.

O PROINFO INTEGRADO:

"[...] é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais". (MEC, 2010)

sábado, 5 de junho de 2010

Computadores na pré-escola

"A criançada da pré-escola pode escolher: jogos, desenhos, pintura... e computador"


A reportagem abaixo é uma matéria publicada na Revista Nova Escola, edição de maio de 2010. Serve-nos de inspiração e moticação para o trabalho do NTDE, considerando os contextos diferenciados, é claro.

"Trabalhando em grupo, as crianças do Jardim de Infância Municipal Doutor Luiz Silveira, em Piraí, a 105 quilômetros do Rio de Janeiro, aprendem a escrever seu nome digitando no computador. Para esses pequenos, com idades entre 3 e 5 anos, mexer no notebook parece uma tarefa simples.

A atividade seguinte: apreciar obras de grandes artistas, como a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). Enquanto a tela Abaporu é projetada no computador da professora, os pequenos são instigados a falar sobre cores e formas. Depois das explicações sobre as pinturas, inspiradas pela arte de Tarsila, eles se arriscam a tirar autorretratos com a máquina fotográfica embutida em cada computador. Na sequência, passaram a outra atividade: pesquisaram imagens de animais da fauna brasileira com a orientação das professoras, usando seu notebook com acesso à internet. Novamente, as crianças demonstram uma desenvoltura capaz de deixar os adultos presentes, inclusive esta repórter, bastante impressionados.

Um dia na rotina dessa pré-escola mostra como a tecnologia foi incorporada de forma natural ao processo de ensino e aprendizagem, de modo que hoje o computador tem status de material básico de ensino - o mesmo pode ser observado em outras unidades da rede municipal. A naturalidade dos pequenos diante das máquinas comprova essa afirmação. "Tô escrevendo um carta", diz Julia, enquanto tenta digitar seu nome. Enquanto ela tecla, outros brincam ou desenham. "Alguns pais ficaram aflitos achando que cadernos, livros, canetas e lápis iam ser abolidos. Mas só acrescentamos uma nova ferramenta, que também serve para ensinar", diz Lúcia Helena Borges, chefe da Divisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

Em Piraí, os computadores não são exatamente uma novidade na rede de ensino. A cidade tem um projeto de inclusão digital desde 2005 e o pioneirismo de suas ações chamou a atenção do governo federal, que passou a financiar projetos locais na área. A vocação digital da cidade permitiu que os computadores fossem encarados como ferramentas a serviço dos conteúdos curriculares e ajudou na disseminação da tecnologia, já que hoje a maioria dos estudantes é familiarizada com ela.

Todos os computadores das escolas do município estão ligados em rede e têm acesso à internet, o que facilita o planejamento simultâneo dos profesores em todas as unidades. Cada uma tem autonomia para desenvolver seu trabalho, mas o diálogo entre elas é uma constante. Além disso, um núcleo de tecnologia foi criado para dar apoio técnico e pedagógico aos educadores. Hoje, os alunos de toda a rede têm uma pauta diária de atividades a cumprir e são acompanhados mesmo a distância.

Com frequência, o computador dá espaço para brincadeiras com massa de modelar, leitura ou cortar e colar. As fotografias tiradas pelas crianças, por exemplo, foram usadas para fazer uma colagem. Depois, sentadas em semicírculo no chão, elas passaram a atividade seguinte: desenhar livremente em papel. E assim, intercalando atividades tradicionais com outras, que usam o computador como o aliado, os pequenos da pré-escola adquirem conhecimentos".

Fonte: Revista Nova Escola, edição maio de 2010. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/computadores-pre-escola-556251.shtml 
 Foto: Andréa Cebukin

quarta-feira, 2 de junho de 2010

BLOG DO NTDE NO PORTAL DO PROFESSOR


A partir de agora o blog do NTDE pode ser acessado a partir dos portais:


 O endereço foi incluído por Pedro Henrique Gewehr Vale da Equipe do Portal do Professor (Secretaria de Educação a Distância/MEC).

Com isso, acredita-se que o blog possa ter uma ampliação no número de visitas diárias,  já que o Portal do Professor é a maior referência de site educacional para educadores de todo o país.

ENTRETENIMENTO E CULTURA COM O ÔNIBUS CINEMA NA ESCOLA


Projeto “TVEscola Itinerante” começou a funcionar na escola Raimundo Eloy, bairro conjunto cidadão, onde permanecerá até dia 4 de junho. O acompanhamento será realizado pelos professores multiplicadores Everaldo e João Bosco. Serão desenvolvidas várias atividades pedagógicas com vídeos, cinemas, documentários e desenhos animados.
O ônibus circulará em várias escolas do município de Boa Vista, priorizando as escolas afastadas e as escolas indígenas.
A coordenadora do projeto “TV Escola Itinerante” a professora multiplicadora Fabiana Barros enfatizou que projeto é uma motivação significativa para os alunos, já que escola não disponibilizava de espaço físico para a viabilização de atividades com cinema e vídeo.