quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jovens alunos vão mostrar estudo construindo robôs

Dentro da programação da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima (SNCT), haverá o II Torneio Estadual de Robótica Educacional, que acontecerá no dia 21 no Espaço Velia Coutinho, no complexo Ayrton Senna, com a participação de alunos de escolas públicas e acadêmicos que se interessam pela construção de experimentos robóticos.
O professor de robótica do Senai, Wemerson Batista Silva, afirmou que o estudo e criação dos robôs estão em torno de cinco meses ganhado força no Estado, por meio do coordenador de elétrica do Senai, que participou de um treinamento e depois repassou aos demais professores multiplicadores da instituição.

“Esse estudo surgiu quando a empresa Lego disponibilizou alguns kits de peças de encaixar ao Senai, peças estas próprias para a construção de várias ideias inovadoras. Então, através delas, a pessoa consegue montar os mais diversos tipos e estilos de protótipos, guiados por controle remoto ou mesmo com sensores”, disse.

Dentro da metodologia determinada pela empresa Lego, veio um conjunto de atividades pedagógicas para serem desenvolvidas dentro de sala, por exemplo, ética e cidadania, empreendedorismo, educação no trabalho e ambiental. “É repassado de uma forma geral um ensino completo de criação e adequação ao mercado”, frisou.


Silva enfatizou que a ideia da robótica é propor ao aluno o projeto e construção de um experimento investigatório e exploratório, para isso são formados grupos de alunos, que trabalham em conjunto na concepção e modelagem do problema em busca da solução.

“O resultado das pesquisas e do trabalho é um projeto em forma de maquete que demonstre os conceitos discutidos e aprendidos em sala de aula e no cotidiano do grupo, ou seja, é montado um protótipo seguindo a linha de raciocínio das aulas, por isso são trabalhados conceitos básicos de engenharia, componentes eletrônicos e programação de computadores”, comentou.

Segundo ele, a robótica educacional nada mais é que um sistema de exploração do conhecimento tradicional, pois sugere que o grupo conceba um projeto, levante hipóteses e faça levantamento de campo, bibliográfico e experimental, para depois confirmar ou refutar as hipóteses através da construção de um dispositivo robótico.



RORAIMENSE FICA EM TERCEIRO LUGAR
NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA


Para o professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, a robótica visa auxiliar no trabalho pesado feito por seres humanos. “O robô vem fazer o serviço que antes só poderia ser feito por homens em diversas áreas, como medicina e indústria”, declarou.

Rodrigues foi o incentivador, orientador e acompanhante da aluna do IV ano do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do Instituo Federal de Roraima (IFRR), Danielly Bezerra, que participou e ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) deste ano, em São João Del Rei (MG).

A primeira etapa da foi realizada por meio de questões de conhecimentos gerais envolvendo disciplinas como matemática, física, raciocínio lógico, inglês e interpretação de texto, tudo contextualizado com o tema “robótica”. Enquanto a segunda foi ministrado um treinamento aos participantes explicando como utilizar os softers e a montagem dos blocos.

“Cada concorrente teve que montar seu próprio robô, com base nas instruções. A representante de Roraima ficou em terceiro lugar na Olimpíada. Com isso, podemos perceber o potencial do nosso estado nesta área”, ressaltou.

O professor explicou que a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que se utiliza da temática da robótica para estimular crianças e jovens nas carreiras científico-tecnológicas.

“Entre os objetivos estão o de identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público iniciante quanto ao de escolas que já têm contato com a robótica educacional”, complementou.

Até o momento o Estado não oferece nenhum curso específico de robótica, porém o Senai trabalha um grupo de alunos independentes, em um horário oposto aos cursos que realizam, a fim de participar de competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais de robóticas.

TORNEIO – Junto à programação da VI SNCT vai acontecer o II Torneio Estadual de Robótica Educacional, no dia 21, no Espaço Velia Coutinho. Além da competição haverá também uma oficina gratuita aos interessados.

Fonte: Folha de Boa Vista

Nenhum comentário: