sexta-feira, 30 de abril de 2010

Projeto Aluno Integrado


A professora multiplicadora Francinalda, do Núcleo de Tecnologias e Difusão Educacional (NTDE), participa em Brasília, nos dias 3,4,5, 6 e 7 de maio, do curso de formação de tutores para o Projeto Aluno Integrado.

O Projeto tem por objetivo oportunizar a alunos e professores de escolas públicas, qualificação no âmbito das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

O Curso Aluno Integrado visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das TIC, tornando o educando apto a:

  • Monitorar diversos ambientes informatizados;
  • Auxiliar outros alunos, professores, gestores e comunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem;
  • Cooperar na formação de outros alunos, garantindo a multiplicação do conhecimento.
Segundo informações do MEC/Proinfo Integrado, o uso das TIC está em expansão no Brasil e no mundo; Isso significa que mais profissionais qualificados serão necessários para dar conta da demanda em ambientes educacionais, empresas e outras instituições. O Programa contribui para que os alunos e educadores desenvolvam competências e habilidades para o gerenciamento de laboratórios de informática. O certificado e os conhecimentos adquiridos valorizam o currículo e aumentam a qualificação do jovem para o mercado de trabalho. Maior autonomia para utilização da informática e da Internet na realização de tarefas cotidianas. Desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração online. (Fonte MEC)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

O desafio do professor diante a tecnologia



“Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça a sociedade. (Roosevelt)

O mundo passa por grandes mudanças, profundas modificações no âmbito familiar e educacional. A tecnologia evolui em um ritmo acelerado, com novas técnicas, novas descobertas, transformando totalmente a competência para atuar na sociedade e no campo da educação. Como sempre, o homem constrói o presente para depois modificá-lo, mas nem sempre é o melhor caminho se não tivermos consciência da realidade de cada região.

Se continuar nesse aceleramento, acredito que em breve nós, professores e adultos em gerais, teremos que retornar a sala de aula se quisermos acompanhar nossos filhos e netos, principalmente, no que diz a língua portuguesa.

Diante a tantas perspectiva, os profissionais da educação devem estar preparados, pois, através dessas mudanças que ocorrem todos os dias, o sujeito da aprendizagem vem se modificando com tal rapidez, que é quase impossível distinguir o certo do errado, o adequado ou inadequado, para cada localidade.

Aquela criança que é privilegiada, cedo entra em contato com toda essa gama de conhecimento, o que as tornará, com certeza, mais ágil, terá maior liberdade de expressão e com a criatividade mais desenvolvida que as outras que já não tivera a mesma oportunidade. Imaginem que a sagacidade de algumas crianças movida pela tecnologia e informação cresceu tanto, que tem alunos dizendo: meu professor não sabe nada!

Nos dias atuais, é necessário que o professor esteja atualizado, não só na tecnologia da informação, como também na fluência verbal e na argüição para dar um ótimo acompanhamento em discussões atualizadas e criativa aos alunos. Olhando pelo aspecto positivo, veremos que a educação tomou caminhos diferentes, vai muito além da sala de aula. Interage em todos os espaços “no mundo e com o mundo”.

Mas para que estas mudanças sejam possíveis o professor deverá iniciar esta transformação no âmbito familiar, no convívio com seus colegas, mudar seus hábitos, discutir informações e mudar certos conceitos fora e dentro da escola, partindo da idéia do que são e para o que desejam ser. Mudar a metodologia de ensino e transformar o futuro ou esquecer o passado e fazer um mundo novo, mas improvável.

Para que o educando e o educador absorva estas mudanças e que as mesmas funcionem, é necessário estruturar as escolas, colocando não apenas o computador ao alcance deles, e sim, utilizar meios de comunicação de múltipla escolha, inclusive bibliotecas bem estruturadas, livros atualizados, laboratórios, videotecas, televisão, radio e outros suportes para que seja possível formar um todo que chamamos de escola.

Partindo desta idéia, é que vem o grande desafio do professor: aprender constantemente e saber fazer uso da tecnologia de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. Estas mudanças vão exigir profissionais capacitados, não só na formação pedagógica, como também, na educação básica familiar, que permita o aluno a desenvolver habilidades fundamentais para seu crescimento e para o convívio em sociedade

Temos acompanhado nos meios de comunicação que a escola insere-se cada vez mais na sociedade, ampliando seus horizontes, levando conhecimento e informação a lugares e pessoas cada vez mais distantes e distintas, dando como exemplo: o coração da Amazônia. Tudo isto, envolve grandes modificações nas relações aluno-professor e família, visto que estas devem atuar juntas por meio do dialogo e interações comuns, no caminho da diversidade, do respeito às diferenças e de luta por uma educação de qualidade para todos.

* Professora, Poetisa, Escritora e Comendadora da OCP/B - juremavilanova@hotmail.com.

Artigo publicado no Jornal Folha de Boa Vista, Caderno Opinião, em 25 de abril de 2010.

ENCONTRO COM NOVOS COORDENADORES DAS SALAS DA TVESCOLA

Aconteceu no NTDE, nos dias 22 e 23, encontro de "capacitação" para os novos coordenadores das salas da TVEscola, coordenado pelos professores Paulo Sérgio e Fabiana. Participaram do encontros 11 coordenadores, que atuarão na escolas municipais.

Foram destacados na formação os seguintes pontos: organização das salas de vídeos; planejamento de atividades com vídeos; organização do acervo; criação de ambiente atrativo para os alunos, sinopse de filmes e estudo dirigido.

Segundo a professora Fabiana, coordenadora do Programa TVEscola, a importância do encontro foi apresentar a dinâmica da TVEscola, segundo a proposta curricular municipal e socializar material de uso pedagógico com o obejtivo de dinamizar o uso da tv e do vídeo.

terça-feira, 20 de abril de 2010

REUNIÃO DE TRABALHO

Aconteceu, sábado dia 17 de abril, mais uma reunião de trabalho com os professores multiplicadores do NTDE e a coordenação pedagógica. O encontro teve como objetivo definir as atribuições das funções do Núcleo para os próximos meses.

Para dar agilidade às ações do Núcleo foi montado um quadro com as ações e os respectivos responsáveis pela execução das mesmas. Desta-se, abaixo, algumas das ações:

1. Levantamento das Escolas - Angelo
2. Oficinas da TV Escola 12h - Fabiana/Paulo
3. Curso semi-presencial - Paulo, Mirian e Bosco
4. Estrutura dos PAS - Railda e Jorge
5. Aluno Integrado - Nalda
6. Cronograma de transporte/monitoramento - Vanise
7. Eventos, cursos e oficinas - Thaís
8. Montar mural com ações do NTDE - Alaine e Mírian

segunda-feira, 19 de abril de 2010

NTDE na Atualtec 2010


O jornal Folha de Boa Vista (online) publicou matéria sobre a apresentação do NTDE na Atualtec 2010:



Apresentada ações de inclusão tecnológicas nas escolas municipais

As ações tecnológicas desenvolvidas nas escolas da rede municipal foram apresentadas ontem (16), na Atualtec 2010, no auditório da Faculdade Atual da Amazônia. A Palestra “Inserção das Novas Tecnologias nas Escolas Públicas no município de Boa Vista” foi ministrada pela secretária Municipal de Educação e Cultura, Stela Damas e teve como público alvo, estudantes dos cursos de Secretariado Executivo, Sistema de Informação, Licenciatura em Ciências da Computação, além do curso de pedagogia.
Entre as ações apresentadas estão a formação de professores, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia e Desenvolvimento Educacional (NTDE), utilização de softwares livres nos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino, além de ações de inserção da comunidade, prevista no projeto de Inclusão digital.
Para a Stela Damas a participação do público foi muito importante para a difusão da informação. Ela explicou que em várias edições do evento participa mostrando as ações desenvolvidas pela Prefeitura para melhorar ainda mais a qualidade da educação no município.
“Tudo o que mostramos no evento será muito proveitoso para os alunos, pois abrange a todos os segmentos universitários. Nessa apresentação buscamos explicar como conduzimos a utilização de softwares livres para ajudar os alunos. Os nossos profissionais trabalham de forma lúdica e procuramos mostrar como isso tem nos dado resultados satisfatórios”, destacou.
Além de atender aos alunos, os laboratórios de informática das escolas municipais também funcionam para a capacitação dos professores da rede e para a oferta de cursos de informática básica à comunidade.
A estudante do 5º semestre do curso de Secretariado Executivo Anastácia da Conceição Souza disse que a palestra é interessante no sentido de conhecimento. “Foi muito bom saber que o município utiliza essas ferramentas na educação dos alunos. Isso é muito importante, pois complementa o aprendizado e melhora o desenvolvimento das crianças”, concluiu.
LABORATÓRIOS - A rede municipal de educação possui 28 laboratórios instalados que auxiliam os alunos a desenvolver projetos de aprendizagem das aulas tradicionais. Isso significa que 35% das instituições da rede municipal de ensino já estão utilizando a informática para melhorar o nível de aprendizado, inclusive alfabetizando crianças por meio do computador. Neste ano a meta é implantar mais dois laboratórios.

Fonte:Folha de Boa Vista online disponível em: http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=84482. Acesso em: 17 abr. 10

sexta-feira, 9 de abril de 2010


Acontece no NTDE, de 12 a 16/04/2010 uma oficina de capacitação para os novos coordenadores de Laboratório. Esta oficina será realizada de forma intensiva e dinâmica, a fim de oportunizar uma formação adequada aos novos coordenadores para que atuem em suas respectivas escolas de acordo com a proposta curricular municipal, em que preceitua a construção de conhecimentos, destacando a pedagogia de projetos de aprendizagem.
Será enfocado também o uso dos aplicativos do computador, para que a escola faça uso dessa excelente ferramenta, que alia o interesse do aluno e a intencionalidade do professor como facilitador da aprendizagem do aluno, uma vez que sua utilização através de estratégias pedagógicas possibilita produção e interpretação de textos, criação e divulgação de imagens, músicas, pesquisas e muito mais!!!
Sejam Bem vindos! Um ótimo curso a todos!
Abcs, Railda