segunda-feira, 26 de abril de 2010

O desafio do professor diante a tecnologia



“Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça a sociedade. (Roosevelt)

O mundo passa por grandes mudanças, profundas modificações no âmbito familiar e educacional. A tecnologia evolui em um ritmo acelerado, com novas técnicas, novas descobertas, transformando totalmente a competência para atuar na sociedade e no campo da educação. Como sempre, o homem constrói o presente para depois modificá-lo, mas nem sempre é o melhor caminho se não tivermos consciência da realidade de cada região.

Se continuar nesse aceleramento, acredito que em breve nós, professores e adultos em gerais, teremos que retornar a sala de aula se quisermos acompanhar nossos filhos e netos, principalmente, no que diz a língua portuguesa.

Diante a tantas perspectiva, os profissionais da educação devem estar preparados, pois, através dessas mudanças que ocorrem todos os dias, o sujeito da aprendizagem vem se modificando com tal rapidez, que é quase impossível distinguir o certo do errado, o adequado ou inadequado, para cada localidade.

Aquela criança que é privilegiada, cedo entra em contato com toda essa gama de conhecimento, o que as tornará, com certeza, mais ágil, terá maior liberdade de expressão e com a criatividade mais desenvolvida que as outras que já não tivera a mesma oportunidade. Imaginem que a sagacidade de algumas crianças movida pela tecnologia e informação cresceu tanto, que tem alunos dizendo: meu professor não sabe nada!

Nos dias atuais, é necessário que o professor esteja atualizado, não só na tecnologia da informação, como também na fluência verbal e na argüição para dar um ótimo acompanhamento em discussões atualizadas e criativa aos alunos. Olhando pelo aspecto positivo, veremos que a educação tomou caminhos diferentes, vai muito além da sala de aula. Interage em todos os espaços “no mundo e com o mundo”.

Mas para que estas mudanças sejam possíveis o professor deverá iniciar esta transformação no âmbito familiar, no convívio com seus colegas, mudar seus hábitos, discutir informações e mudar certos conceitos fora e dentro da escola, partindo da idéia do que são e para o que desejam ser. Mudar a metodologia de ensino e transformar o futuro ou esquecer o passado e fazer um mundo novo, mas improvável.

Para que o educando e o educador absorva estas mudanças e que as mesmas funcionem, é necessário estruturar as escolas, colocando não apenas o computador ao alcance deles, e sim, utilizar meios de comunicação de múltipla escolha, inclusive bibliotecas bem estruturadas, livros atualizados, laboratórios, videotecas, televisão, radio e outros suportes para que seja possível formar um todo que chamamos de escola.

Partindo desta idéia, é que vem o grande desafio do professor: aprender constantemente e saber fazer uso da tecnologia de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem. Estas mudanças vão exigir profissionais capacitados, não só na formação pedagógica, como também, na educação básica familiar, que permita o aluno a desenvolver habilidades fundamentais para seu crescimento e para o convívio em sociedade

Temos acompanhado nos meios de comunicação que a escola insere-se cada vez mais na sociedade, ampliando seus horizontes, levando conhecimento e informação a lugares e pessoas cada vez mais distantes e distintas, dando como exemplo: o coração da Amazônia. Tudo isto, envolve grandes modificações nas relações aluno-professor e família, visto que estas devem atuar juntas por meio do dialogo e interações comuns, no caminho da diversidade, do respeito às diferenças e de luta por uma educação de qualidade para todos.

* Professora, Poetisa, Escritora e Comendadora da OCP/B - juremavilanova@hotmail.com.

Artigo publicado no Jornal Folha de Boa Vista, Caderno Opinião, em 25 de abril de 2010.

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